IMM-David

Hardware

É a parte física do computador, ou seja, é o conjunto de componentes eletrônicos, circuitos integrados e placas, que se comunicam através de barramentos. Em complemento ao hardware, o software é a parte lógica, ou seja, o conjunto de instruções e dados processados pelos circuitos eletrônicos do hardware. Toda interacção dos usuários de computadores modernos é realizada através do software, que é a camada, colocada sobre o hardware, que transforma o computador em algo útil para o ser humano. Além de todos os componentes de hardware, o computador também precisa de um software chamado Sistema Operacional. O Sistema Operacional torna o computador utilizável.

Exemplos: -Memória
-Gravador de CD
-Gravador DVD
-Processador
-Motherboard
-Mouse

hardware.jpg

Software

É uma sequência de instruções a serem seguidas e/ou executadas, na manipulação, redireccionamento ou modificação de um dado/informação ou acontecimento.
Software também é o nome dado ao comportamento exibido por essa sequência de instruções quando executada em um computador ou máquina semelhante.

Exemplos: Word
Excel
PowerPoint

markem-imaje-software-de-controlo-de-rede-e-de-concepcao-de-imagem-software-de-controlo-de-rede-e-de-concepcao-de-imagem-colos-enterprise-430253-FGR.jpg

Software aplicacional

- Individual: Especialmente construído aos desejos do utilizar particular (exemplo: sistema de controlo de bagagens no aeroporto)
- Standard: È desenhado tendo em atenção a multiplicidade de usos e de utilizadores na resolução de problemas/necessidades similares entre eles

Exemplos:
Gestão das empresas (contabilidade, vencimentos, vendas)
Cálculo científico (matemática, física)
Tratamento de imagens (composição gráfica, fotografia digital)
Ensino/educação
Desenho (engenharia, arquitectura)

Software de sistema

É o elemento que faz a transição entre o hardware e as aplicações.
Este software não tem aplicação prática, apenas fornece mecanismos de simplificação e generalização do hardware às aplicações. Através do software de sistema, a máquina (hardware) pode ser entendida pelo software de igual forma independentemente de equipamento utilizado ou pormenores de implementação.

Distinguem-se dois tipos de software de sistema:

-Sistema Operativo, responsável pela grande parte das características do software de sistema.
-Drivers, responsável pela simplificação da utilização de componentes físicos específicos. Fornece ao sistema operativo e ao software aplicacional, um conjunto fixo de formas de aceder às suas funcionalidades.

Modelo De Von Neumann

É o modelo de design da maioria dos computadores actuais.
Consiste num CPU, memória e periféricos de I/O. sendo que a memória contem programas (instruções) assim como dados. Ambos são representados como valores numéricos (bits). Cada instrução tem o respectivo código em binário.

Modelo-von-neumann.gif

Motherboard

A motherboard is the central printed circuit board (PCB) in many modern computers and holds many of the crucial components of the system, while providing connectors for other peripherals. The motherboard is sometimes alternatively known as the main board, system board, or, on Apple computers, the logic board.

motherboard-system.jpg

Processadores

O processador é o cérebro do micro, encarregado de processar a maior parte das informações. Ele é também o componente onde são usadas as tecnologias de fabricação mais recentes. O processador é o componente mais complexo e frequentemente o mais caro, mas ele não pode fazer nada sozinho

processador-intel-celeron.jpg

Coolers

Dissipador de calor é o nome dado a um objecto de metal sendo geralmente feito de cobre ou alumínio, que pelo fenómeno da condução e uma maior área por onde um fluxo térmico pode se difundir, maximiza o nível de dissipação térmica de qualquer superfície que gere calor, com a qual está em contacto térmico. Sendo assim, dissipadores de calor tem o objectivo de garantir a integridade de equipamentos que podem se danificar com o calor gerado por seu funcionamento.

coolers_top.jpg

O que é um chipset?

Um chipset (em português: conjunto de circuitos integrados) é um grupo de circuitos integrados ou chips, que são projectados para trabalhar em conjunto e que são geralmente comercializados como um produto único.

As Funções?

A ponte norte faz a comunicação do processador com as memórias, e em alguns casos com os barramentos de alta velocidade AGP e PCI Express. Já a ponte sul, abriga os controladores de HDs (ATA/IDE e SATA), portas USB,paralela,
PS/2, serial, os barramentos PCI e ISA, que já não é usado mais em placa-mãe modernas.

O que é que a northbridg e controla?

O northbridge geralmente lida com a comunicação entre a UCP, memória RAM, AGP ou PCI Express e o southbridge.[1][2]Alguns northbridge também contém controladores de vídeo integrados, os quais também são conhecidos como Graphics and Memory Controller Hub (GMCH) em sistemas Intel.

O que é que a southbridg e controla?

É o Chip responsável pela comunicação com as placas PCI e periféricos. Também faz a comunicação com portas USB, paralela e serial e, no caso de placa-mãe com periféricos embutidos (on board), com chips de áudio, e rede e de espalhamento de discos rígidos (Raid).

blockdiagram.jpg

Memórias

RAM

ram-scaling-notebooksj-a-100486-13.jpg
  • Para que serve?

A memória RAM é uma das partes essencial de um computador. A memória RAM armazena a informação que é usada por um computador para realizar processos e programas do funcionamento.

  • Características

A memória RAM é um componente essencial não apenas nos PCs, mas em qualquer tipo de computador. Por mais que exista espaço de armazenamento disponível, na forma de um HD ou memória flash, é sempre necessária uma certa quantidade de memória RAM e, naturalmente, quanto mais melhor.

Tipos:

  • Sram
ram.jpg
  • Dram
DRAM_DDR2_512.jpg
  • Mram
mram.jpg

Rom

A memória somente de leitura (acrónimo ROM (em inglês)) é um tipo de memória que permite apenas a leitura, ou seja, as suas informações são gravadas pelo fabricante uma única vez e após isso não podem ser alteradas ou apagadas, somente acessadas. São memórias cujo conteúdo é gravado permanentemente.

-Os dados armazenados nesse chip são voláteis, o que significa que não é perdido quando o computador é desligado.
-Os dados armazenados não podem ser alterados ou precisar de alguma operação especial a ser modificada. Lembre-se que a RAM pode ser mudado imediatamente.

  • PROM
prom.jpg
  • EPROM
memoria02.jpg
  • EAROM
memoria_02.jpg
  • CD-ROM, DVD-ROM
2412d1213798442-panansonic-ujda770-tray-loading-dvd-rom-panansonic-ujda770-tray-loading-dvd-rom.jpg

Disco Rígido

  • O que é?

Disco rígido ou disco duro, no Brasil popularmente chamado também de HD (derivação de HDD do inglês hard disk drive) winchester (termo em desuso), "memória de massa" ou ainda de "memória secundária" é a parte do computador onde são armazenados os dados. O disco rígido é uma memória não-volátil, ou seja, as informações não são perdidas quando o computador é desligado, sendo considerado o principal meio de armazenamento de dados em massa. Por ser uma memória não-volátil, é um sistema necessário para se ter um meio de executar novamente programas e carregar arquivos contendo os dados inseridos anteriormente quando ligamos o computador. Nos sistemas operativos mais recentes, ele é também utilizado para expandir a memória RAM, através da gestão de memória. Existem vários tipos de discos rígidos diferentes: IDE/ATA, Serial ATA, SCSI, Fibre channel, SAS, SSD.

  • Que tipos existem?

-IDE/ATA

80GB_IDE_ATA_PATA_2_5_Laptop_Notebook_Hard_Disk_Drive_HD.jpg

-SATA

hdd_sata_connected.jpg

-SSD

ssd.jpg

Bus ou Barramento

  • O que é?

Em ciência da computação barramento é um conjunto de linhas de comunicação que permitem a interligação entre dispositivos, como a CPU, a memória e outros periféricos.
Esses fios estão divididos em três conjuntos:

• Via de dados: onde trasfegam os dados;
• Via de endereços: onde trasfegam os endereços;
• Via de controlo: sinais de controlo que sincronizam as duas anteriores.

O desempenho do barramento é medido pela sua largura de banda (quantidade de bits que podem ser transmitidos ao mesmo tempo), geralmente potências de 2.

  • Para que serve?

-Barramento de dados - São os condutores por onde circulam os dados que o processador vai buscar à memória RAM ou aos dispositivos de I/O.
-Barramento de endereços - O acesso aos dados que a CPU necessita é feito pelo envio dos endereços das posições de memória ou de dispositivos de I/O onde eles se encontram. Esses endereços circulam neste barramento.
-Barramento de controlo - Existem sinais eléctricos que controlam os dispositivos electrónicos para que o sistema possa ler/escrever os dados.

Avarias nos PC's e bips

-Erros Bios AMI

1 Bip Curto:
Post Executado com sucesso: Este é um Bip feliz emitido pelo BIOS quando o POST é executado com sucesso. Caso o seu sistema esteja inicializando normalmente e você não esteja ouvindo este Bip, verifique se o speaker está ligado à placa mãe correctamente.

1 Bips longo:
Falha no Refresh (Refresh failure): O circuito de Refresh da placa mãe está com problemas, isto pode ser causado por danos na placa mãe ou falhas nos módulos de memória RAM

1 Bips longo e 2 Bips curtos:
1 Bips longo e 3 Bips curtos:
Falha no Vídeo: Problemas com o BIOS da placa de vídeo. Tente retirar a placa, passar borracha de vinil em seus contactos e recolocá-la, talvez em outro slot. Na maioria das vezes este problema é causado por mau contacto.

2 Bips curtos:
Falha Geral: Não foi possível iniciar o computador. Este problema é causado por uma falha grave em algum componente, que o BIOS não foi capaz de identificar. Em geral o problema é na placa mãe ou nos módulos de memória

2 Bips longos:
Erro de paridade: Durante o POST, foi detectado um erro de paridade na memória RAM. Este problema pode ser tanto nos módulos de memória quanto nos próprios circuitos de paridade. Para determinar a causa do problema, basta fazer um teste com outros pentes de memória. Caso esteja utilizando pentes de memória sem o Bit de paridade você deve desactivar a opção "Parity Check" encontrada no Setup.

3 Bips longos:
Falha nos primeiros 64 KB da memória RAM (Base 64k memory failure)> Foi detectado um problema grave nos primeiros 64 KB da memória RAM. Isto pode ser causado por um defeito nas memórias ou na própria placa mãe. Outra possibilidade é o problema estar sendo causado por um simples mal contacto. Experimente antes de mais nada retirar os pentes de memória, limpar seus contactos usando uma borracha de vinil (aquelas borrachas plásticas de escola) e recoloca-los com cuidado.

4 Bips Longos:
Timer não operacional: O Timer 1 não está operacional ou não está conseguindo encontrar a memória RAM. O problema pode estar na placa mãe (mais provável) ou nos módulos de memória.

5 Bips:
Erro no processador: O processador está danificado, ou mal encaixado. Verifique se o processador está bem encaixado, e se por descuido você não esqueceu de baixar a alavanca do soquete Zif (acontece nas melhores famílias)

6 Bips:
Falha no Gate 20 (8042 - Gate A20 failure): O gate 20 é um sinal gerado pelo chip 8042, responsável por colocar o processador em modo protegido. Neste caso, o problema poderia ser algum dano no processador ou mesmo problemas relacionados com o chip 8042 localizado na placa mãe

7 Bips:
Processor exception (interruptor error): O processador gerou uma interrupção de exceção. Significa que o processador está apresentando um comportamento errático. Isso acontece às vezes no caso de um overclock mal sucedido. Se o problema for persistente, experimente baixar a frequência de operação do processador. Caso não dê certo, considere uma troca.

8 Bips:
Erro na memória da placa de vídeo (display memory error): Problemas com a placa de vídeo, que podem estar sendo causados também por mal contacto. Experimente, como no caso das memórias, retirar a placa de vídeo, passar borracha em seus contactos e recolocar cuidadosamente no slot. Caso não resolva, provavelmente a placa de vídeo está danificada.

9 Bips:
Erro na memória ROM (ROM checksum error): Problemas com a memória Flash, onde está gravado o BIOS. Isto pode ser causado por um dano físico no chip do BIOS, por um upgrade de BIOS mal sucedido ou mesmo pela acção de um vírus da linhagem do Chernobil.

10 Bips:
Falha no CMOS shutdown register (CMOS shutdown register error): O chamado de shutdown register enviado pelo CMOS apresentou erro. Este problema é causado por algum defeito no CMOS. Nesse caso será um problema físico do chip, não restando outra opção senão trocar a placa mãe.

11 Bips:
Problema com a memória cache (cache memory bad): Foi detectado um erro na memória cache. Geralmente quando isso acontece, o BIOS consegue inicializar o sistema normalmente, desabilitando a memória cache. Mas, claro, isso não é desejável, pois deteriora muito o desempenho do sistema. Uma coisa a ser tentada é entrar no Setup e aumentar os tempos de espera da memória cache. Muitas vezes com esse "refresco" conseguimos que ela volte a funcionar normalmente.

-Erros BIOS PHOENIX

Apito _Condição

Nenhum
teste de registo de CPU
teste dos 64K RAM iniciais
Carregamento do vector de interrupção
falha de força CMOS/cálculo do checksum
Validação de configuração de vídeo
vídeo funcionando com vídeo ROM
vídeo funcional
vídeo Monocromático funcional
vídeo CGA funcional

1-1-3
CMOS write/read
1-1-4
ROM BIOS checksum
1-2-1
Timer do Sistema
1-2-2
inicialização do DMA
1-2-3
registo da página de DMA (write/read)
1-3-1
verificação da actualização da memória RAM
1-3-3
chip dos 64K RAM iniciais ou linha de dados
1-3-4
lógica odd/even dos 64K RAM iniciais
1-4-1
endereço de linha dos 64K RAM iniciais
1-4-2
falha de paridade nos 64K RAM iniciais
2-1-1
Bit 0, 64K RAM iniciais
2-1-2
Bit 1, 64K RAM iniciais
2-1-3
Bit 2, 64K RAM iniciais
2-1-4
Bit 3, 64K RAM iniciais
2-2-1
Bit 4, 64K RAM iniciais
2-2-2
Bit 5, 64K RAM iniciais
2-2-3
Bit 6, 64K RAM iniciais
2-2-4
Bit 7, 64K RAM iniciais
2-3-1
Bit 8, 64K RAM iniciais
2-3-2
Bit 9, 64K RAM iniciais
2-3-3
Bit 10, 64K RAM iniciais
2-3-4
Bit 11, 64K RAM iniciais
2-4-1
Bit 12, 64K RAM iniciais
2-4-2
Bit 13, 64K RAM iniciais
2-4-3
Bit 14, 64K RAM iniciais
2-4-4
Bit 15, 64K RAM iniciais
3-1-1
registo de DMA Slave
3-1-2
registo de DMA Master
3-1-3
Registador da interrupção Master
3-1-4
Registador da interrupção Slave
3-2-4
controlador de teclado
3-3-4
inicialização do vídeo
3-4-1
retrace do vídeo
3-4-2
procura por ROM de vídeo em processamento
4-2-1
teste da interrupção do Timer
4-2-2
teste de Shutdown
4-2-3
falha na porta A20
4-2-4
interrupção inesperada em modo protegido
4-3-1
teste de RAM (endereço da falha >FFFFh)
4-3-3
Intervalo do Timer canal 2
4-3-4
relógio do sistema
4-4-1
porta Serial
4-4-2
porta Paralela
4-4-3
teste do co-processador matemático
1-1-2
selecção da placa de sistema
1-1-3
Ex tender CMOS RAM

-Erros BIOS AWARD

Apito _Condição de Erro
1 longo, 2 curtos
Erro de display - não é possível mostrar outras informações

Qualquer outro. (Erro de memória RAM)

-Erros BIOS INTEL

Causa:
O cartão SAF-TE faixas que dispositivos estão em cada slot de um backplane hot-swap. Se as informações descobertas pela SAF-TE está fora de sincronia com as informações armazenadas em cache, um erro como este podem ocorrer.

Solução:
A solução é excluir e adicionar novamente as informações da SAF-TE manualmente. Os passos seguintes não são prejudiciais a qualquer arrays RAID existentes.

1. Digite o utilitário BIOS, pressionando StorCon <Ctrl-G> durante o POST e siga para o menu Avançado.
2. Selecione Configurar dispositivos físicos
3. Selecione ESG-SHV SCA HSBP (o dispositivo backplane hot-swap)
4. Selecione Caixa Slot Configuração. A representação gráfica de cada slot é representado.
5. Destaque cada slot em sucessão e pressione a tecla <Enter>. Isso remove as informações em cache SAF-TE.
6. Repita esse processo para examinar novamente as informações do disco rígido precisa.
7. StorCon Sair e reiniciar.

O que são dados?

Dados são observações documentadas ou resultados da medição. A disponibilidade
dos dados oferece oportunidades para a obtenção de informações.
Os dados podem ser obtidos pela percepção através dos sentidos (por exemplo
observação) ou pela execução de um processo de medição. A Figura abaixo ilustra as fontes
dos dados.

O que é a informação?

Informação é o resultado do processamento, manipulação e organização de dados, de tal forma que represente uma modificação (quantitativa ou qualitativa) no conhecimento do sistema (pessoa, animal ou máquina) que a recebe.

É comum nos dias de hoje ouvir-se falar sobre a Era da Informação, o advento da "Era do Conhecimento" ou sociedade do conhecimento. Como a sociedade da informação, a tecnologia da informação, a ciência da informação e a ciência da computação em informática são assuntos e ciências recorrentes na atualidade, a palavra "informação" é freqüentemente utilizada sem muita consideração pelos vários significados que adquiriu ao longo do tempo.

Características

Precisão: A informação não contém erros. Uma informação imprecisa normalmente é originada por dados imprecisos que alimentam o processo;

Completa: A informação contém todos os fatos importantes;

Confiável: A confiabilidade da informação depende do método de recolha dos dados (fonte dos dados). Quanto mais precisa essa fonte, mais confiável é a informação;

Relevante: Uma informação relevante é essencial na tomada de decisões;

Verificável: A informação pode ser conferida para assegurar que está correta;

Acessível: A informação deve ser facilmente acessível aos utilizadores autorizados, que podem obtê-la na forma correta e no tempo certo;

Segura: A informação deve ser segura para possibilitar o seu acesso apenas pelos utilizadores autorizados.