IMM-Ruben

IMM

HARDWARE
O hardware, circuitaria, material ou ferramental. É a parte física do computador, ou seja, é o conjunto de componentes electrónicos, circuitos integrados e placas, que se comunicam através de barramentos. Em complemento ao hardware, o software é a parte lógica, ou seja, o conjunto de instruções e dados processados pelos circuitos electrónicos do hardware.

SOFTWARE
Software, suporte lógico é uma sequência de instruções a serem seguidas e/ou executadas, na manipulação, redireccionamento ou modificação de um dado/informação ou acontecimento.
Software também é o nome dado ao comportamento exibido por essa sequência de instruções quando executada em um computador ou máquina semelhante.

Modelo de Von Neumann

A Arquitectura de Von Neumann (de John Von Neumann), é uma arquitectura de computador que se caracteriza pela possibilidade de uma máquina digital armazenar os programas no mesmo espaço de memória que os dados, podendo assim manipular esses programas.

Memoria RAM

Memória RAM é um sistema de armazenamento de dados. RAM significa Random Access Memory, Memória de Acesso Aleatório, em inglês, e esta nomenclatura se deve ao fato de que o sistema acessa dados armazenados de maneira não sequencial, ao contrário de outros tipos de memória. A memória RAM é volátil, ou seja, não grava de modo permanente os dados nela contidos. Quando a alimentação do sistema é cortada, tudo que foi guardado é perdido.
O sistema é bastante útil para o processamento de dados, pois disponibiliza espaço para informações cruciais, que podem ser acessadas de maneira quase imediata, ao contrário de outras formas de armazenamento, como discos rígidos, CD’s ou DVD’s. O sistema operacional, assim como aplicativos e dados em uso são armazenados na memória RAM, permitindo que o processador trabalhe estas informações rapidamente.
Características:
As memórias RAM (Random-Access Memory - Memória de Acesso Aleatório) constituem uma das partes mais importantes dos computadores, pois são nelas que o processador armazena os dados com os quais está lidando. Esse tipo de memória tem um processo de gravação de dados extremamente rápido, se comparado aos vários tipos de memória ROM. No entanto, as informações gravadas se perdem quando não há mais energia eléctrica, isto é, quando o computador é desligado, sendo, portanto, um tipo de memória volátil.
Tipos de RAM:
• DRAM (Dynamic RAM)

• VRAM (Vídeo RAM)

• FPM (Fast Page Mode)

• SRAM (Static RAM)

Memoria ROM

Para que serve:
A memória ROM (Read-Only Memory) é um tipo de memória que permite apenas a leitura, ou seja, as suas informações são gravadas pelo fabricante uma única vez e após isso não podem ser alteradas ou apagadas, somente acessadas. São memórias cujo conteúdo é gravado permanentemente.

Características:
As memórias ROM (Read-Only Memory - Memória Somente de Leitura) recebem esse nome porque os dados são gravados nelas apenas uma vez. Depois disso, essas informações não podem ser apagadas ou alteradas, apenas lidas pelo computador, exceto por meio de procedimentos especiais. Outra característica das memórias ROM é que elas são do tipo não voláteis, isto é, os dados gravados não são perdidos na ausência de energia elétrica ao dispositivo. A Memória ROM é um tipo de memória computacional não-volátil.

Que tipos existem:
• ROM

• PROM

• EPROM

• EEPROM

Motherboard

Motherboard - Placa principal de circuitos do computador, onde ficam os componentes essenciais. A placa - mãe contém o processador, a memória principal, os circuitos de apoio, a controladora e os conectores do barramento. As placas de expansão de memória e as placas de I/O, podem ser instaladas na placa - mãe através dos conectores do barramento.

Os tipos de motherboards que existentes são:
• Motherboard AT

• Motherboard ATX
Motherboard AT:
• AT é a sigla para (Advanced Technology). Trata-se de um tipo de placa-mãe já antiga.
Seu uso foi constante de 1983 até 1996.

Um dos factores que contribuíram para que o padrão AT deixasse de ser usado (e o ATX fosse criado), é os espaços interno reduzido, que com a instalação dos vários cabos do computador (flat cable, alimentação), dificultavam a circulação de ar, acarretando, em alguns casos danos permanentes à máquina devido ao super aquecimento.

Características da ATX:

• O maior espaço interno, proporcionando uma ventilação adequada.;

• Conectores de teclado e do rato no formato mini-DIM PS/2 (conectores menores)
• Conectores seriais e paralelos ligados directamente na placa-mãe, sem a necessidade de cabos;

• Melhor posicionamento do processador, evitando que o mesmo impeça a instalação de placas de expanção;

Características da AT
• Pequena dimensão;
• Circulação de ar dificultada devido à grande quantidade de cabos;
• Componentes de expansão;
ISA -> 8 bits - 8 Mhz
EISA ->16 bits - 8Mhz
NESA -> 32 bits (placa de aceleração gráfica)
PCI -> Plug & Play 16 bits, 32 bits (aceita todos os tipos de placas)
• Utilização de memórias SIMM (processava 8 bits mas o processador precisava de 32 bits, tinha de usar 4 placas de 8bits);
• Interface DIN (teclado);

• Alimentação (cabos que provocavam equívocos na montagem)

• Discos IDE;

Motherboard ATX
ATX é a sigla para (Advanced Technology Extended). Pelo nome, é possível notar que trata-se do padrão AT aperfeiçoado.
Um dos principais criadores do ATX foi a Intel.
O objectivo do ATX foi solucionar os problemas do padrão AT (citados anteriormente), o padrão apresenta uma série de melhorias em relação ao anterior.

Processador

O que é ?
Os processadores (ou CPUs, de Central Processing Unit) são chips responsáveis pela execução de cálculos, decisões lógicas e instruções que resultam em todas as tarefas que um computador pode fazer e, por esse motivo, são também referenciados como "cérebros" dessas máquinas. Embora haja poucos fabricantes (essencialmente, Intel, AMD e VIA), o mercado conta com uma grande variedade de processadores. Apesar disso e das diferenças existentes entre cada modelo, todos compartilham de alguns conceitos e características. Com base nisso, o InfoWester apresenta este artigo de introdução aos processadores, onde você conhecerá a função e o significado de clock, bits internos, memória cache e chips com dois ou mais núcleos.

Para que serve?
O processador é um chip de silício responsável pela execução das tarefas cabíveis a um computador. Para entender como um processador trabalha, é conveniente dividirmos um computador em três partes: processador, memória e um conjunto de dispositivos de entrada e saída (ou I/O, de Input/Output). Neste último, encontra-se qualquer item responsável pela entrada ou saída de dados no computador, como monitores de vídeo, teclados, mouses, impressoras, scanners, discos rígidos, etc. Nesse esquema, obviamente, o processador exerce a função principal, já que a ele cabe o acesso e a utilização da memória e dos dispositivos de entrada e saída para a execução de suas actividades.

Cooler

O que é ?
Dissipador de calor é o nome dado a um objecto de metal sendo geralmente feito de cobre ou alumínio, que pelo fenómeno da condução térmica e uma maior área por onde um fluxo térmico pode se difundir, maximiza o nível de dissipação térmica de qualquer superfície que gere calor. Sendo assim, dissipador de calor tem o objectivo de garantir a integridade de equipamentos que podem se danificar com o calor gerado por seu funcionamento.

Para que serve?
Cooler, ou sistema de refrigeração do processador, é indispensável ao funcionamento adequado do computador, sendo tão importante quanto a memória RAM, a placa mãe e até mesmo o processador, e por esse motivo merece atenção especial.
Que tipos de cooler há?
Cooler (refrigerador em inglês) em informática definem COOLER como sendo o conjunto de dissipação térmica instalado sobre o processador que é responsável pela diminuição do calor. Existe hoje 4 tipos de coolers : convencional, Cooler com heat pipes, Cooler Híbridos e Water Cooler).

Disco rígido:

Disco rígido ou disco duro, no Brasil popularmente chamado também de HD (derivação de HDD do inglês hard disk drive) ou winchester (termo em desuso), "memória de massa" ou ainda de "memória secundária" é a parte do computador onde são armazenados os dados. O disco rígido é uma memória não volátil, ou seja, as informações não são perdidas quando o computador é desligado, sendo considerado o principal meio de armazenamento de dados em massa. Por ser uma memória não volátil, é um sistema necessário para se ter um meio de executar novamente programas e carregar arquivos contendo os dados inseridos anteriormente quando ligamos o computador. Nos sistemas operativos mais recentes, ele é também utilizado para expandir a memória RAM, através da gestão de memória virtual. Existem vários tipos de discos rígidos diferentes: IDE/ATA, Serial ATA, SCSI, Fibre channel, SAS, SSD.
Drives de CD

Drives de DVD

Tipos de drives

Existem, basicamente, 4 tipos de drives de CD. Um - o que somente lê CDS de áudio - é usado apenas em aparelhos de som. A lista abaixo mostra os tipos de media disponíveis:

• CD CD-ROM: discos de dados com capacidade para 650/700 MB de dados;
• CD-R: CD que pode ser gravado uma única vez (requer um drive próprio para isso);
• CD-RW: CD que pode ser gravado e regravado (requer um drive próprio para isso). Os aparelhos de CD-RW conseguem gravar medias no formato CD-R e executam normalmente CDS de áudio e dados.

O que é um chipset?

Um chipset (em português: conjunto de circuitos integrados) é um grupo de circuitos integrados ou chips, que são projectados para trabalhar em conjunto e que são geralmente comercializados como um produto único.

Quais as funções do chipset?

O chipset é um dos principais componentes lógicos de uma placa-mãe, dividindo-se entre "ponte norte" (northbridge, controlador de memória, alta velocidade) e "ponte sul" (southbridge, controlador de periféricos, baixa velocidade). A ponte norte faz a comunicação do processador com as memórias, e em alguns casos com os barramentos de alta velocidade AGP e PCI Express. Já a ponte sul, abriga os controladores de HDs (ATA/IDE e SATA), portas USB, paralela, PS/2, serial, os barramentos PCI e ISA, que já não é usado mais em placas-mãe modernas.

motherboard-bridges.jpg

O que é que a northbridge controla?

O northbridge geralmente lida com a comunicação entre a UCP, memória RAM, AGP ou PCI Express e o southbridge.[1][2]Alguns northbridges também contém controladores de vídeo integrados, os quais também são conhecidos como Graphics and Memory Controller Hub (GMCH) em sistemas Intel

O que é que a southbrige controla?

Visto que o southbridge não está diretamente conectado à UCP, a ele é dada a responsabilidade pelos dispositivos mais lentos num PC típico. Um southbridge em particular geralmente irá funcionar com vários northbridges diferentes, mas estes dois chips devem ser projectadas para trabalhar em conjunto; não há um padrão amplo para interoperabilidade entre projectos de chipsets de lógicas diferentes. Tradicionalmente, esta interface entre northbridge e southbridge era simplesmente o barramento PCI, mas visto que isto criava um gargalo de performance, a maioria dos chipsets modernos usam uma interface diferente (frequentemente proprietária) com performance mais alta. É o Chip responsável pela comunicação com as placas PCI e periféricos. Também faz a comunicação com portas USB, paralela e serial e, no caso de placas-mãe com periféricos embutidos (on board), com chips de áudio, e rede e de espalhamento de discos rígidos (Raid).

IMG0010189.jpg

Disco Rígido

Disco rígido ou disco duro, no Brasil popularmente chamado também de HD (derivação de HDD do inglês hard disk drive) ou winchester (termo em desuso), "memória de massa" ou ainda de "memória secundária" é a parte do computador onde são armazenados os dados. O disco rígido é uma memória não-volátil, ou seja, as informações não são perdidas quando o computador é desligado, sendo considerado o principal meio de armazenamento de dados em massa. Por ser uma memória não-volátil, é um sistema necessário para se ter um meio de executar novamente programas e carregar arquivos contendo os dados inseridos anteriormente quando ligamos o computador. Nos sistemas operativos mais recentes, ele é também utilizado para expandir a memória RAM, através da gestão de memória virtual. Existem vários tipos de discos rígidos diferentes: IDE/ATA, Serial ATA, SCSI, Fibre channel, SAS, SSD.

Que tipos de discos rígidos existem :

80GB_IDE_ATA_PATA_2_5_Laptop_Notebook_Hard_Disk_Drive_HD.jpg

IDE/ATA.

Serial_ATA_hard_disk_2.jpg

SATA.

ssd416gb.jpg

SSD.

BUS ou Barramento

Em ciência da computação barramento é um conjunto de linhas de comunicação que permitem a interligação entre dispositivos, como a CPU, a memória e outros periféricos.

Esses fios estão divididos em três conjuntos:
via de dados: onde trafegam os dados;
via de endereços: onde trafegam os endereços;
via de controle: sinais de controle que sincronizam as duas anteriores.

O desempenho do barramento é medido pela sua largura de banda (quantidade de bits que podem ser transmitidos ao mesmo tempo), geralmente potências de 2:
8 bits, 16 bits, 32 bits, 64 bits, etc.

Também pela velocidade da transmissão medida em bps (bits por segundo) por exemplo:
10 bps, 160 Kbps, 100 Mbps, 1 Gbps etc.

Para que serve:

Barramento de dados:

São os condutores por onde circulam os dados que o processador vai buscar à memória RAM ou aos dispositivos de I/O.

Barramento de endereços

O acesso aos dados que a CPU necessita é feito pelo envio dos endereços das posições de memória ou de dispositivos de I/O onde eles se encontram. Esses endereços circulam neste barramento.

Barramento de controlo

Existem sinais eléctricos que controlam os dispositivos electrónicos para que o sistema possa ler/escrever os dados. Esses sinais viajam neste barramento.

Códigos de erro do BIOS - Modelo: AMI BIOS Tone POST Codes

1 Bip Curto:
Post Executado com sucesso: Este é um Bip feliz emitido pelo BIOS quando o POST é executado com sucesso. Caso o seu sistema esteja inicializando normalmente e você não esteja ouvindo este Bip , verifique se o speaker está ligado à placa mãe corretamente.

1 Bip longo:
Falha no Refresh (refresh Failure) : O circuito de refresh da placa mãe está com problemas, isto pode ser causado por danos na placa mãe ou falhas nos módulos de memória RAM

1 Bip longo e 2 bips curtos:
1 Bip longo e 3 bips curtos:
Falha no Vídeo: Problemas com o BIOS da placa de vídeo. Tente retirar a placa, passar borracha de vinil em seus contatos e recolocá-la, talvez em outro slot. Na maioria das vezes este problema é causado por mau contato.

2 bips curtos:
Falha Geral: Não foi possível iniciar o computador. Este problema é causado por uma falha grave em algum componente, que o BIOS não foi capaz de identificar. Em geral o problema é na placa mãe ou nos módulos de memória

2 Bips longos:
Erro de paridade: Durante o POST, foi detectado um erro de paridade na memória RAM. Este problema pode ser tanto nos módulos de memória quanto nos próprios circuitos de paridade. Para determinar a causa do problema, basta fazer um teste com outros pentes de memória. Caso esteja utilizando pentes de memória sem o Bit de paridade você deve desativar a opção "Parity Check" encontrada no Setup.

3 Bips longos:
Falha nos primeiros 64 KB da memória RAM (Base 64k memory failure) > Foi detectado um problema grave nos primeiros 64 KB da memória RAM. Isto pode ser causado por um defeito nas memórias ou na própria placa mãe. Outra possibilidade é o problema estar sendo causado por um simples mal contato. Experimente antes de mais nada retirar os pentes de memória, limpar seus contatos usando uma borracha de vinil (aquelas borrachas plásticas de escola) e recoloca-los com cuidado.

4 Bips Longos:
Timer não operacional: O Timer 1 não está operacional ou não está conseguindo encontrar a memória RAM. O problema pode estar na placa mãe (mais provável) ou nos módulos de memória.

5 Bips:
Erro no processador: O processador está danificado, ou mal encaixado. Verifique se o processador está bem encaixado, e se por descuido você não esqueceu de baixar a alavanca do soquete Zif (acontece nas melhores famílias :-)

6 Bips:
Falha no Gate 20 (8042 - Gate A20 failure): O gate 20 é um sinal gerado pelo chip 8042, responsável por colocar o processador em modo protegido. Neste caso, o problema poderia ser algum dano no processador ou mesmo problemas relacionados com o chip 8042 localizado na placa mãe

7 Bips:
Processor exception (interrupt error): O processador gerou uma interrupção de exceção. Significa que o processador está apresentando um comportamento errático. Isso acontece às vezes no caso de um overclock mal sucedido. Se o problema for persistente, experimente baixar a freqüência de operação do processador. Caso não dê certo, considere uma troca.

8 Bips:
Erro na memória da placa de vídeo (display memory error) : Problemas com a placa de vídeo, que podem estar sendo causados também por mal contato. Experimente, como no caso das memórias, retirar a placa de vídeo, passar borracha em seus contatos e recolocar cuidadosamente no slot. Caso não resolva, provavelmente a placa de vídeo está danificada.

9 Bips:
Erro na memória ROM (rom checksum error): Problemas com a memória Flash, onde está gravado o BIOS. Isto pode ser causado por um dano físico no chip do BIOS, por um upgrade de BIOS mal sucedido ou mesmo pela ação de um vírus da linhagem do Chernobil.

10 Bips:
Falha no CMOS shutdown register (CMOS shutdown register error): O chamado de shutdown register enviado pelo CMOS apresentou erro. Este problema é causado por algum defeito no CMOS. Nesse caso será um problema físico do chip, não restando outra opção senão trocar a placa mãe.

11 Bips:
Problemas com a memória cache (cache memory bad): Foi detectado um erro na memória cache. Geralmente quando isso acontece, o BIOS consegue inicializar o sistema normalmente, desabilitando a memória cache. Mas, claro, isso não é desejável, pois deteriora muito o desempenho do sistema. Uma coisa a ser tentada é entrar no Setup e aumentar os tempos de espera da memória cache. Muitas vezes com esse "refresco" conseguimos que ela volte a funcionar normalmente.

Códigos de erro do BIOS -Modelo: AWARD BIOS Tone POST Codes

Apito __Condição de Erro
1 longo, 2 curtos
Erro de Display - não é possível mostrar outras informações

Qualquer outro………… (Erro de memória RAM)

Códigos de erro do BIOS -Modelo: Phoenix BIOS Tone POST Codes

Apito _Condição

Nenhum
teste de registro de CPU
teste dos 64K RAM iniciais
Carregamento do vetor de interrupção
falha de força CMOS/cálculo do checksum
Validação de configuração de vídeo
vídeo funcionando com vídeo ROM
vídeo funcional
vídeo Monocromático funcional
vídeo CGA funcional

1-1-3
CMOS write/read
1-1-4
ROM BIOS checksum
1-2-1
Timer do Sistema
1-2-2
inicialização do DMA
1-2-3
registro da página de DMA (write/read)
1-3-1
verificação da atualização da memória RAM
1-3-3
chip dos 64K RAM iniciais ou linha de dados
1-3-4
lógica odd/even dos 64K RAM iniciais
1-4-1
endereço de linha dos 64K RAM iniciais
1-4-2
falha de paridade nos 64K RAM iniciais
2-1-1
Bit 0, 64K RAM iniciais
2-1-2
Bit 1, 64K RAM iniciais
2-1-3
Bit 2, 64K RAM iniciais
2-1-4
Bit 3, 64K RAM iniciais
2-2-1
Bit 4, 64K RAM iniciais
2-2-2
Bit 5, 64K RAM iniciais
2-2-3
Bit 6, 64K RAM iniciais
2-2-4
Bit 7, 64K RAM iniciais
2-3-1
Bit 8, 64K RAM iniciais
2-3-2
Bit 9, 64K RAM iniciais
2-3-3
Bit 10, 64K RAM iniciais
2-3-4
Bit 11, 64K RAM iniciais
2-4-1
Bit 12, 64K RAM iniciais
2-4-2
Bit 13, 64K RAM iniciais
2-4-3
Bit 14, 64K RAM iniciais
2-4-4
Bit 15, 64K RAM iniciais
3-1-1
registro de DMA Slave
3-1-2
registro de DMA Master
3-1-3
Registrador da interrupção Master
3-1-4
Registrador da interrupção Slave
3-2-4
controlador de teclado
3-3-4
inicialização do vídeo
3-4-1
retrace do vídeo
3-4-2
procura por ROM de vídeo em processamento
4-2-1
teste da interrupção do Timer
4-2-2
teste de Shutdown
4-2-3
falha na porta A20
4-2-4
interrupção inesperada em modo protegido
4-3-1
teste de RAM (endereço da falha >FFFFh)
4-3-3
Intervalo do timer canal 2
4-3-4
relógio do sistema
4-4-1
porta Serial
4-4-2
porta Paralela
4-4-3
teste do co-processador matemático
1-1-2

  • seleção da placa de sistema

1-1-3

  • Extender CMOS RAM

Códigos de erro do BIOS -Modelo: Intel BIOS Tone POST Codes

Sintoma (s):

Durante o POST do BIOS do sistema reporta um erro similar a:

"Segurança de erro de configuração do disco para a operação tolerante a falhas. Reconfigure os processadores de ônibus culpa"

Causa:
O cartão SAF-TE faixas que dispositivos estão em cada slot de um backplane hot-swap. Se as informações descobertas pela SAF-TE está fora de sincronia com as informações armazenadas em cache, um erro como este podem ocorrer.

Solução:

A solução é excluir e adicionar novamente as informações da SAF-TE manualmente. Os passos seguintes não são prejudiciais a qualquer arrays RAID existentes.

1. Digite o utilitário BIOS, pressionando StorCon <Ctrl-G> durante o POST e siga para o menu Avançado.
2. Selecione Configurar dispositivos físicos
3. Selecione ESG-SHV SCA HSBP (o dispositivo backplane hot-swap)
4. Selecione Caixa Slot Configuração. A representação gráfica de cada slot é representado.
5. Destaque cada slot em sucessão e pressione a tecla <Enter>. Isso remove as informações em cache SAF-TE.
6. Repita esse processo para examinar novamente as informações do disco rígido precisa.
7. StorCon Sair e reiniciar.

Dados

Os dados referem-se a uma recolha de informações organizadas, normalmente o resultado da experiência ou observação de outras informações dentro de um sistema de computador, ou um conjunto de instalações. Os dados podem consistir em números, palavras ou imagens, as medições e observações de um conjunto de variáveis; informações, registro que identifica alguma coisa tanto objeto ou animal.

Informação

Informação é o resultado do processamento, manipulação e organização de dados, de tal forma que represente uma modificação (quantitativa ou qualitativa) no conhecimento do sistema (pessoa, animal ou máquina) que a recebe.
Informação enquanto conceito, carrega uma diversidade de significados, do uso cotidiano ao técnico. Genericamente, o conceito de informação está intimamente ligado às noções de restrição, comunicação, controle, dados, forma, instrução, conhecimento, significado, estímulo, padrão, percepção e representação de conhecimento.

Exemplo: Zé Manel

Dados:
profissão: Cantoneiro
idade: 95,5
naturalidade: nikerágua
raça: Ariana
cabelo: Branco a fugir para o preto
olhos: redondos
boca: dentes todos pretos

Informação:
Zé Manel é um cantoneiro de 95.5 anos natural da nikerágua, de raça ariana. Tem cabelo branco a fugir para o preto, olhos redondos, boca com dentes todos pretos.

Características da Informação

Quando uma informação não é suficientemente precisa ou completa, um profissional pode tomar decisões erradas, podendo gerar grandes prejuízos sociais e/ou econômicos. Por esse motivo, a importância da informação pode apresentar diferenças dependendo do valor que é atribuído para cada uma das suas características. Entre as características de valor que podemos atribuir a informação podemos destacar:

Precisão: A informação não contém erros. Uma informação imprecisa normalmente é originada por dados imprecisos que alimentam o processo;

Completa: A informação contém todos os fatos importantes;

Confiável: A confiabilidade da informação depende do método de recolha dos dados (fonte dos dados). Quanto mais precisa essa fonte, mais confiável é a informação;

Relevante: Uma informação relevante é essencial na tomada de decisões;

Verificável: A informação pode ser conferida para assegurar que está correta;

Acessível: A informação deve ser facilmente acessível aos utilizadores autorizados, que podem obtê-la na forma correta e no tempo certo;

Segura: A informação deve ser segura para possibilitar o seu acesso apenas pelos utilizadores autorizados.

Software

Software, logiciário ou suporte lógico é uma sequência de instruções a serem seguidas e/ou executadas, na manipulação, redirecionamento ou modificação de um dado/informação ou acontecimento.

software aplicacional

exemplos:

Microsoft Word (processamento de texto);

PaintShop Pro (tratamento de imagem);

Tomb Raider, Tetris, etc (jogos);

Software de sistema

Softwares de Sistema são, por exemplo, o BIOS (programa que detecta e apresenta para os softwares os hardwares que o computador possui) os drivers de dispositivos, o sistema operacional e a interface gráfica.