IMM-Vitor

HARDWARE

—> É a parte física do computador, ou seja, é o conjunto de componentes electrónicos, circuitos integrados e placas, que se comunicam através de barramentos.
hardware.jpg

Software

Software, suporte lógico é uma sequência de instruções a serem seguidas e/ou executadas, na manipulação, redireccionamento ou modificação de um dado/informação ou acontecimento.
ask-about-free-software.png

Von Neumann

A Arquitectura de John Von Neumann, é uma arquitectura de computador que se caracteriza pela possibilidade de uma máquina digital armazenar os programas no mesmo espaço de memória que os dados, podendo assim manipular tais programas.
john_von_neumann7.jpg

Motherboard - Placa principal de circuitos do computador, onde ficam os componentes essenciais. A placa - mãe contém o processador, a memória principal, os circuitos de apoio, a controladora e os conectores do barramento. As placas de expansão de memória e as placas de I/O, podem ser instaladas na placa - mãe através dos conectores do barramento.
Os tipos de motherboards que existentes são:
• Motherboard AT
• Motherboard ATX
Motherboard AT:
• AT é a sigla para (Advanced Technology). Trata-se de um tipo de placa-mãe já antiga.
Seu uso foi constante de 1983 até 1996.
Um dos factores que contribuíram para que o padrão AT deixasse de ser usado (e o ATX fosse criado), é os espaços interno reduzido, que com a instalação dos vários cabos do computador (flat cable, alimentação), dificultavam a circulação de ar, acarretando, em alguns casos danos permanentes à máquina devido ao super aquecimento.
Características da ATX:
• O maior espaço interno, proporcionando uma ventilação adequada.;
• Conectores de teclado e do rato no formato mini-DIM PS/2 (conectores menores)
• Conectores seriais e paralelos ligados directamente na placa-mãe, sem a necessidade de cabos;
• Melhor posicionamento do processador, evitando que o mesmo impeça a instalação de placas de expanção;
Características da AT
• Pequena dimensão;
• Circulação de ar dificultada devido à grande quantidade de cabos;
• Componentes de expansão;
ISA -> 8 bits - 8 Mhz
EISA ->16 bits - 8Mhz
NESA -> 32 bits (placa de aceleração gráfica)
PCI -> Plug & Play 16 bits, 32 bits (aceita todos os tipos de placas)
• Utilização de memórias SIMM (processava 8 bits mas o processador precisava de 32 bits, tinha de usar 4 placas de 8bits);
• Interface DIN (teclado);
• Alimentação (cabos que provocavam equívocos na montagem)
• Discos IDE;
Motherboard ATX
ATX é a sigla para (Advanced Technology Extended). Pelo nome, é possível notar que trata-se do padrão AT aperfeiçoado.
Um dos principais criadores do ATX foi a Intel.
O objectivo do ATX foi solucionar os problemas do padrão AT (citados anteriormente), o padrão apresenta uma série de melhorias em relação ao anterior.

Memória RAM

Para que serve?
Serve para armazenar os arquivos e programas que estão sendo executados, como uma espécie de mesa de trabalho.

Características:
A principal característica da memória RAM é que ela é volátil, ou seja, os dados se perdem ao reiniciar o micro.
Tem um grande efeito sobre o desempenho, já que sem memória RAM suficiente o sistema passa a usar memória swap, que é muito mais lenta.

Tipos de RAM

DRAM
64mb%202600%20dram.JPG
SRAM

O que é um chipset?

O chipset é de longe o componente mais importante da placa-mãe. Excluindo o chipset, a placa-mãe não passa de um emaranhado de trilhas, conectores, reguladores de tensão e controladores diversos. Placas que utilizam o mesmo chipset tendem a ser muito semelhantes em recursos, mesmo quando fabricadas por fabricantes diferentes.

Um Chipset é o nome dado ao conjunto de chips (ou circuitos integrados) utilizado na placa-mãe e cuja função é realizar diversas funções de hardware, como controle dos barramentos (PCI, AGP e o antigo ISA), controle e acesso à memória, controle da interface IDE e USB, Timer, controle dos sinais de interrupção IRQ e DMA, entre outras.

Qual as suas funções?

O chipset é um dos principais componentes lógicos de uma placa-mãe, dividindo-se entre "ponte norte" (northbridge, controlador de memória, alta velocidade) e "ponte sul" (southbridge, controlador de periféricos, baixa velocidade). A ponte norte faz a comunicação do processador com as memórias, e em alguns casos com os barramentos de alta velocidade AGP e PCI Express. Já a ponte sul, abriga os controladores de HDs (ATA/IDE e SATA), portas USB,paralela, PS/2, serial, os barramentos PCI e ISA, que já não é usado mais em placa-mãe modernas.

O que é northbridge e southbridge?

Actualmente, a maioria dos Chipsets é formada por dois chips principais, conhecidos como North Bridge e South Bridge. O North Bridge (Ponte Norte) ligado directamente ao processador e cujas funções são o acesso às memórias e aos barramentos AGP e PCI e a comunicação com o South Bridge.
O South Bridge (Ponte Sul) que controla as interfaces IDE, USB. No South Bridge também está a conexão com a BIOS e o chip responsável pelas interfaces de mouse e teclado, interfaces seriais, paralelas, e interface para drive de disquete.
IMG0010189.jpg

Disco Rígido

O que é?
Disco rígido é a parte do computador onde são armazenados os dados. O disco rígido é uma memória não-volátil, ou seja, as informações não são perdidas quando o computador é desligado, sendo considerado o principal meio de armazenamento de dados em massa. Por ser uma memória não-volátil, é um sistema necessário para se ter um meio de executar novamente programas e carregar arquivos contendo os dados inseridos anteriormente quando ligamos o computador. Nos sistemas operativos mais recentes, ele é também utilizado para expandir a memória RAM, através da gestão de memória virtual. Existem vários tipos de discos rígidos diferentes: IDE/ATA, Serial ATA, SCSI, Fibre channel, SAS, SSD.
Que tipos existem?
IDE/ATA
wd_ide.jpg
SATA
HD%20Sata%20G.jpg
SSD
SSD_SATA_5000_%201.8_%2064GB_front.jpg

Bus ou Barramento

O que é?
É um conjunto de linhas de comunicação que permitem a interligação entre dispositivos, como a CPU, a memória e outros periféricos.
Para que serve?
É utilizado pelo processador internamente e para envio de sinais para outros componentes da estrutura computacional.

Um barramento de endereços (address bus em inglês) é um barramento, usado por uma UCP ou por dispositivos capazes de usar DMA para informar os endereços físicos/locações de memória de um computador que o microprocessador ou dispositivo deseja aceder (ler/escrever)

Barramento de Dados (Data Bus): carrega a informação da instrução (através do código de operação), variável do processamento (cálculo intermediário de uma fórmula por exemplo) ou informação de um periférico de E/S (dado digitado em um teclado). O tamanho da via de dados determina respectivamente o máximo número de instruções (e portanto o potencial de processamento) e a precisão do processamento aritmético (através do cálculo de ponto flutuante) ou o número de símbolos possíveis a ser representado (por exemplo, pontos de uma foto).

Barramento de controlo - Existem sinais eléctricos que controlam os dispositivos electrónicos para que o sistema possa ler/escrever os dados. Esses sinais viajam neste barramento.

Qual é a definição de software?

Basicamente, é um termo geral usado para descrever um programa de computador ou conjunto de programas e procedimentos que executar uma tarefa. Um programa é um conjunto de instruções que indicam ao computador o que fazer.
—>Exemplos são suites de escritório e jogos de vídeo.

O software aplicativo é o que a maioria das pessoas pensa quando eles pensam do software. É um programa ou conjunto de programas que cumpre uma exigência do usuário, como processadores de texto, Excel e jogos de computador.
O software do sistema ajuda a gerir o hardware do computador eo sistema do computador. Ela inclui sistemas operacionais, drivers de dispositivos, ferramentas de diagnóstico, servidores, sistemas de janelas, utilitários e muito mais.