Joao Freire

hardware e software

sv_precn_hardware_software.jpg Hardware: é a parte física do computador, ou seja, é o conjunto de componentes electrónicos, circuitos integrados e placas, que se comunicam através de barramentos.

Software: é a parte lógica, ou seja, o conjunto de instruções e dados que é processado pelos circuitos electrónicos do hardware.

Von Neumann

Von Neumann é o modelo de design da maioria dos computadores actuais.
- Consiste num CPU.
- Memória e periféricos de I/O. Sendo que a memória contem programas (instruções).
John%20von_Neumann_128x128.png

Motherboard

asus-P7P55D-E-Premium-motherboard.jpg

Placa-mãe é a placa central de um computador. É a placa de circuito impresso que serve para interconectar os outros componentes de um computador.

A placa-mãe também é denominada mainboard ou motherboard, por ser a placa principal de um computador. Ela é mais importante até que o próprio processador, pois é através da placa-mãe que os componentes do computador se comunicam.

Uma placa-mãe é constituída de circuitos integrados, resistores, capacitores etc. Ela é formada por componentes básicos como BIOS, Bateria, Chipset (Southbridge e Northbridge) e componentes on-board.

Modelos

Placa-mãe AT (Advanced Technology) é um tipo de placa-mãe antiga que foi muito usada de 1983 até 1996. Tinha como característica o espaço reduzido que dificultava a colocação de componentes e o facto do computador só poder ser desligado após permissão do sistema operacional.

Placa-mãe ATX (Advanced Technology Extended), é o tipo de placa-mãe resultante da melhoria tecnológica de uma placa-mãe AT. A Placa-mãe ATX foi desenvolvida para solucionar os problemas do padrão AT. As principais melhorias foram: Mais espaço interno e melhor vetilação, melhor posicionamento para o processador não dificultar a instalação de placas de expansão, conectores serial e paralelo ligados diretamente à placa-mãe (sem o uso de cabos) e conectores de teclado e de mouse menores no formato mini-DIM PS/2.

Placa-mãe AT e ATX (simultâneo) é o tipo de placa-mãe de transição entre o AT e o ATX, pois as duas tecnologias estão presentes como uma estratégia lançada pelos fabricantes de hardware para obterem mais flexibilidade comercial.

Placa-mãe BTX é um tipo de placa-mãe lançado em 2003 pela Intel, sua criadora, com o objetivo de substituir o tipo ATX. Por isso, ela foi feita para otimizar o desempenho do sistema e melhorar a ventilação interna.

Placa-mãe ITX é um tipo de placa-mãe criado em 2001 pela VIA Technologies. Tem o objetivo de ser a mais barata e não a mais rápida, por isso, procura ser compacta e integrada com todos os componentes on-board, ou seja, com vídeo, áudio, modem e rede nativos na placa-mãe. Assim, ela é destinada a tarefas mais leves como editar textos e navegar pela Internet.

Processador Core+Duo,+Core+2+Duo,+Core+Quad.gif

O processador, é um circuito integrado de controle das funções de cálculos e tomadas de decisões de um computador, por isso é considerado o cérebro do mesmo. Ele faz parte de um importante elemento do computador, a Unidade Central de Processamento (em inglês CPU: Central Processing Unit). Hoje todos os circuitos e chips dispostos em diversas placas que compunham a Unidade Central de Processamento estão integrados no microprocessador.

Os processadores trabalham apenas com linguagem de máquina (lógica booleana). Serve para as seguintes tarefas:
- Busca e execução de instruções existentes na memória. Os programas e os dados que ficam gravados no disco (disco rígido ou disquetes), são transferidos para a memória. Uma vez estando na memória, o processador pode executar os programas e processar os dados; - Controle de todos os chips do computador.

Os computadores estão a cada dia mais eficientes, potentes e poderosos. Se compararmos as máquinas desenvolvidas há dez anos, são visíveis as diferenças entre as actuais e os dinossauros de uma década. Desde o tamanho, até a qualidade dos programas é uma prova de que os computadores evoluem na velocidade da luz. Com tanta tecnologia de processamento, é inevitável que os componentes do PC trabalhem cada vez mais rápido. Esta crescente rapidez faz com que a máquina trabalhe mais e, consequentemente, produza mais calor.
Para que o calor excessivo produzido no interior do computador não queime ou prejudique o funcionamento dos seus componentes, é necessário haver o resfriamento dos mesmos. Portanto, o cooler serve para eliminar o calor gerado pelo trabalho dos componentes do computador e deixá-los mais “confortáveis” para render mais. O trabalho de um cooler pode ser comparado ao nosso suor, ou seja, suar é um processo de resfriamento do nosso corpo que nos ajuda a manter o equilíbrio das funções vitais. A palavra cooler vem do inglês e significa refrigerador, no seu computador não é diferente, pois o cooler funciona exactamente como tal.

Disco rígido e cooler

Memórias secundárias

O que significa discos rígidos.
O disco rígido é o órgão que serve para conservar os dados de maneira permanente, contrariamente à memória viva, que se apaga a cada reinício do computador, é a razão pela qual se fala, às vezes, de memória de massa para designar os discos duros.
O disco rígido liga-se à placa-mãe através de um controlador de disco duro que faz a conversão entre o processador e o disco duro. O controlador de disco rígido gere os discos que a ele estão ligados, interpreta os comandos enviados pelo processador e encaminha-os para o disco interessado.
A definiçao de drives: img_74802235_1277342150_abig.jpg

Um driver é um software que permite que o computador se comunique com o hardware ou com os dispositivos. Sem um software de driver, o hardware conectado —por exemplo, uma placa de vídeo ou impressora— não funcionará corretamente.
Os drivers são entregues, na maior parte das vezes, com o Windows, podendo ser encontrados no Windows Update, no Painel de controle e por meio da verificação de atualizações. Se o Windows não tiver o driver necessário, verifique o disco que veio com o hardware ou dispositivo que deseja usar, ou acesse o site do fabricante.
Tipos de drives:
Drivers: DVD-RAM, DVD -ROM, CD-ROM
Definição de CD e DVD

Tipos de coolers

Assim como os componentes dos computadores evoluem, a evolução dos coolers é necessária para acompanhar o aumento da temperatura interna das máquinas. Há basicamente três tipos de coolers, um para cada necessidade.

coolers0lw.jpg

O que é um chipset?

O chipset é um dos principais componentes lógicos de uma placa-mãe, dividindo-se entre "ponte norte" (northbridge, controlador de memória, alta velocidade) e "ponte sul" (southbridge, controlador de periféricos, baixa velocidade). A ponte norte faz a comunicação do processador com as memórias, e em alguns casos com os barramentos de alta velocidade AGP e PCI Express. Já a ponte sul, abriga os controladores de HDs (ATA/IDE e SATA), portas USB, paralela, PS/2, serial, os barramentos PCI e ISA, que já não é usado mais em placas-mãe modernas.

Quais as suas funções?
- controlo do barramento PCI
- controlo do barramento AGP
- controlo do barramento ISA
- controlo e acesso a memória incluindo a cache L2
- controlo dos sinais de interrupção IRQ, e DMA
- Timer
- controlo da interface
- controlo da interface USB
-…

northbridge controla - O northbridge geralmente lida com a comunicação entre a UCP, memória RAM, AGP ou PCI Express e o southbridge.[1][2] Alguns northbridges também contém controladores de vídeo integrados, os quais também são conhecidos como Graphics and Memory Controller Hub (GMCH) em sistemas Intel. Visto que processadores e RAM diferentes exigem sinalizações diferentes, um northbridge tipicamente funcionará com somente uma ou duas classes de UCPs e geralmente com apenas um tipo de RAM. Existem uns poucos chipsets que suportam dois tipos de RAM.

Northbridge - ponte norte
southbridge - ponte sul
chip02.jpg

Memória RAM e ROM

Memória RAM – É um tipo de memória essencial para o computador, sendo usada para guardar dados e instruções de um programa. Tem como características fundamentais, a volatilidade, ou seja, o seu conteúdo é perdido quando o computador é desligado; o acesso aleatório aos dados e o suporte à leitura e gravação de dados, sendo o processo de gravação um processo destrutivo e a leitura um processo não destrutivo. Existem dois tipos básicos de memória RAM, RAM Dinâmica e RAM Estática.
Memória ROM- É um tipo de memória que contém instruções imutáveis, nela estão localizadas rotinas que inicializam o computador quando este é ligado; É não-volátil, ou seja, os dados não são perdidos com a ausência de energia; É também de acesso aleatório. Alguns dos tipos de memória ROM são: EPROM e EEPROM.Memoria-ram-blog.jpg
Tipos de Memória ROM
EPROM- É um tipo de ROM especial que pode ser programada pelo usuário. Seu conteúdo pode ser apagado pela exposição a raios ultravioletas.
EEPROM- É também um tipo especial de ROM muito semelhante á EPROM, tendo como diferença apenas o fato de que seu conteúdo é apagado aplicando-se uma voltagem específica em um dos seus pinos de entrada.
Memória Cache - É uma memória de alta velocidade que faz a interface entre o processador e a memória do sistema.

Tipos de memória RAM

- DRAM
- FPM
- EDO
- SDRAM

Disco Rígido

Disco rígido ou disco duro, no Brasil popularmente chamado também de HD (derivação de HDD do inglês hard disk drive) ou winchester (termo em desuso), "memória de massa" ou ainda de "memória secundária" é a parte do computador onde são armazenados os dados. O disco rígido é uma memória não-volátil, ou seja, as informações não são perdidas quando o computador é desligado, sendo considerado o principal meio de armazenamento de dados em massa. Por ser uma memória não-volátil, é um sistema necessário para se ter um meio de executar novamente programas e carregar arquivos contendo os dados inseridos anteriormente quando ligamos o computador.

- IDE/ATA

80GB_IDE_ATA_PATA_2_5_Laptop_Notebook_Hard_Disk_Drive_HD.jpg

- SATA

hdd_sata_connected.jpg

- SSD

ssd.jpg

Bus ou Barramento

O barramento é uma via de comunicação pelo qual o processador se comunica com a memórias, periféricos, e outros dispositivos, podendo ainda ser definido como um conjunto de sinais elétricos transmitidos através das trilhas ou vias da placa mãe.

barramento de dados

Nas trilhas de circuito impresso, que compõem este barramento, só trafegam dados, isto é, neste barramento só há dados sendo transportados de um dispositivo para outro.

Barramento de endereço

Nestas trilhas trafegam os endereços dos dispositivos, aos quais os dados serão enviados. O barramento de endereço informa qual será o destino dos dados a serem colocados no barramento de dados.

Barramento de controlo
Barramento de controle
Nestas trilhas há apenas o tráfego de sinais que informarão qual é o tipo de operação a ser realizada (leitura ou escrita) no dispositivo.

Avarias nos PC's e bips

Códigos bip da BIOS AMI

- Bips: seis curtos.

Problema:
- erro do teclado

Solução:
- substitua o mesmo.
- Se continuar, o chip pode precisar de ser substituído.
- se persistir, substitua a motherboard.

- Bips: sete curtos.

Problema:
- erro do CPU.

Solução
- substitua o CPU e/ou a motherboard.

- Bips:oito curtos.

Problema:
- avaria da placa gráfica.

Solução:
- veja se a placa gráfica está bem presa e tente outra vez
- se persistir, substitua a placa.

- Bips:um longo três curtos.

problema:
- falha no teste de memória Ram, durante os primeiros 64K.

Solução:
- substitua a Ram e, se necessário, a motherboard.

- Bips: um longo, oito curtos.

problema:
- erro no monitor.
- Avaria da placa gráfica.

Solução:
- substitua-a
- se isto falhar, substitua a motherboard ou tente usar um adaptador numa slot PCI.

- Bips: nove curtos.

problema:
- erro de Rom checksum.
- A Rom da Bios está danificada.

Solução:
- substitua a Rom da BIOS.
- talvez seja mais fácil substituir a motherboard.

- Bips: dez curtos.

problema:
- algo se passa com a CMOS.
- avaria o seu pC desligou-a.

Solução:
- substitua a motherboard.

- Bips: onze curtos.

problema:
- avaria de memória cache L2
- o seu Pc desligou-a.

Solução:
- substitua a memória cache L2 e, se necessário, a motherboard.

Phoenix

Erros Bios Phoenix

1-1-3
CMOS write/read
1-1-4
ROM BIOS checksum
1-2-1
Timer do Sistema
1-2-2
inicialização do DMA
1-2-3
registro da página de DMA (write/read)
1-3-1
verificação da atualização da memória RAM
1-3-3
chip dos 64K RAM iniciais ou linha de dados
1-3-4
lógica odd/even dos 64K RAM iniciais
1-4-1
endereço de linha dos 64K RAM iniciais
1-4-2
falha de paridade nos 64K RAM iniciais
2-1-1
Bit 0, 64K RAM iniciais
2-1-2
Bit 1, 64K RAM iniciais
2-1-3
Bit 2, 64K RAM iniciais
2-1-4
Bit 3, 64K RAM iniciais
2-2-1
Bit 4, 64K RAM iniciais
2-2-2
Bit 5, 64K RAM iniciais
2-2-3
Bit 6, 64K RAM iniciais
2-2-4
Bit 7, 64K RAM iniciais
2-3-1
Bit 8, 64K RAM iniciais
2-3-2
Bit 9, 64K RAM iniciais
2-3-3
Bit 10, 64K RAM iniciais
2-3-4
Bit 11, 64K RAM iniciais
2-4-1
Bit 12, 64K RAM iniciais
2-4-2
Bit 13, 64K RAM iniciais
2-4-3
Bit 14, 64K RAM iniciais
2-4-4
Bit 15, 64K RAM iniciais
3-1-1
registro de DMA Slave
3-1-2
registro de DMA Master
3-1-3
Registrador da interrupção Master
3-1-4
Registrador da interrupção Slave
3-2-4
controlador de teclado
3-3-4
inicialização do vídeo
3-4-1
retrace do vídeo
3-4-2
procura por ROM de vídeo em processamento
4-2-1
teste da interrupção do Timer
4-2-2
teste de Shutdown
4-2-3
falha na porta A20
4-2-4
interrupção inesperada em modo protegido
4-3-1
teste de RAM (endereço da falha >FFFFh)
4-3-3
Intervalo do timer canal 2
4-3-4
relógio do sistema
4-4-1
porta Serial
4-4-2
porta Paralela
4-4-3
teste do co-processador matemático
1-1-2
seleção da placa de sistema
1-1-3

O que são dados?

Dados são observações documentadas ou resultados da medição. A disponibilidade dos dados oferece oportunidades para a obtenção de informações.
Os dados podem ser obtidos pela percepção através dos sentidos (por exemplo observação) ou pela execução de um processo de medição.

O que é informação?

Vivemos na era da informação. Há informação sobre previsão do tempo, esportes, diversões, finanças…
Informação significa fatos: é o tipo de coisa presente em livros, que pode ser expressa em palavras ou imagens. A informação pode portanto vir em várias formas: verbal, visual, por ondas…

No mundo dos computadores, a definição atual é dada por Claude Shannon (1916-2001): a informação está presente sempre que um sinal é transmitido de um lugar para outro.

Exemplo: João

Dados:
profissão: Camionista
idade: 36
naturalidade: Lisboa
raça:
cabelo: Preto
olhos: castanhos
boca: dentes

Informação:
João é um camionista de 36 anos natural de Lisboa. Tem cabelo preto, olhos castanhos.

Caracteristicas da informação

Quando uma informação não é suficientemente precisa ou completa, um profissional pode tomar decisões erradas, podendo gerar grandes prejuízos sociais e/ou econômicos. Por esse motivo, a importância da informação pode apresentar diferenças dependendo do valor que é atribuído para cada uma das suas características. Entre as características de valor que podemos atribuir a informação podemos destacar:

Precisão: A informação não contém erros. Uma informação imprecisa normalmente é originada por dados imprecisos que alimentam o processo;

Completa: A informação contém todos os fatos importantes;

Confiável: A confiabilidade da informação depende do método de recolha dos dados (fonte dos dados). Quanto mais precisa essa fonte, mais confiável é a informação;

Relevante: Uma informação relevante é essencial na tomada de decisões;

Verificável: A informação pode ser conferida para assegurar que está correta;

Acessível: A informação deve ser facilmente acessível aos utilizadores autorizados, que podem obtê-la na forma correta e no tempo certo;

Segura: A informação deve ser segura para possibilitar o seu acesso apenas pelos utilizadores autorizados.

Software

Um programa de computador, ou seja, uma sequência de instruções, que o processador da máquina interpreta e executa.

Software aplicacional

Aplicações desenvolvidas visando responder e Software_Icons_Pack_by_deleket.jpg
executar um conjunto de tarefas dos utilizadores,
tais como escrever, desenhar, fazer gráficos,
analisar dados, organizar dados, fazer
cálculos, etc.

Software de Sistema

Como peça fundamental para o correcto funcionamento do computador, a software de sistema tem como função a gerência de todos os componentes de um computador, quer sejam em software ou hardware.
software.jpg